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O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União do dia 18 de dezembro de 2014 os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC-2013), Conceito Enade 2013 e Conceito Preliminar de Curso (CPC) das Instituições de Ensino Superior, todos referentes ao ano de 2013.

O Índice Geral de Cursos atribuído às Instituições Educacionais Metodistas foi 3, considerado bom pelo MEC (o índice vai de 1 a 5). Foram atribuídos os Conceitos Preliminares de Curso e Enade a cursos das áreas e eixos de conhecimento da saúde, ciências agrárias, ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Entre os destaques, diversos cursos obtiveram nota 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) ou Enade (os índices vão de 1 a 5); veja os melhores cursos por Instituição:

– Centro Universitário Metodista IPA: Serviço Social conquistou 5, a nota máxima no Conceito Enade e 4 no CPC. Biomedicina obteve CPC 4 e Educação Física (Bacharelado) conquistou nota 4, tanto no Conceito Enade, quanto no CPC.

– Izabela Hendrix: Fisioterapia obteve CPC 4 e Serviço Social atingiu 4 no Conceito Enade .

– UMESP – o curso de Biomedicina obteve CPC 4 e o de Educação Física alcançou 4 no Conceito Enade;

– UNIMEP: o curso de Enfermagem conquistou nota 4 tanto no Conceito Enade, quanto no CPC. Os cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física (Bacharelado) atingiram 4 no CPC.

Alguns cursos foram avaliados com Conceito Enade ou CPC 1 ou 2; os casos estão sendo avaliados e serão tomadas as medidas necessárias para reverter os resultados.

Entenda cada conceito:

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando:

a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. Ele é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade.

Conceito Preliminar de Curso – CPC
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

O CPC, assim como o Conceito Enade, também é calculado por Unidade de Observação e é divulgado anualmente para os cursos que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. Os cursos que não atendem a estes critérios não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

O CPC dos cursos com oferta nas modalidades presencial e a distância é divulgado de maneira unificada, considerando a soma dos estudantes das duas modalidades e seus respectivos resultados.

Mais informações: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores