Desde o início do ano de 2015 ,está em vigor uma parceria da Fundação Siemens com os colégios metodistas, com o objetivo de desenvolver o pensamento científico em jovens e crianças.
Esta parceria trouxe a implementação do Projeto Experimento, cujo principal objetivo pedagógico é o desenvolvimento do pensamento científico por adolescentes e crianças, para que o Brasil venha a ter mais profissionais na área de Ciências Biológicas e Exatas, com raciocínio lógico e criticidade fortalecidos.
Recentemente, a Fundação Siemens publicou em seu Portal Internacional uma notícia sobre a parceria com os colégios brasileiros, onde cita a Universidade Metodista de São Paulo como uma das principais parceiras no quesito de formação inicial e continuada para professores. A Fundação também destacou os números alcançados desde 2012 com o Projeto Experimento: atingiram 28 escolas e 245 professores.
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Projeto Experimento na Educação Metodista
O projeto está acontecendo nos 14 Colégios da Educação Metodista, trabalhando com crianças de 4 a 18 anos. Também envolve estudantes de Licenciatura dos cursos de Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas, tanto da modalidade presencial como a distância, da Universidade Metodista de São Paulo. O intuito é que os alunos formados nestes cursos, ao atuarem como professores, também possam expandir este conhecimento para a rede pública de ensino. No início do ano, docentes representantes das unidades participaram de uma capacitação promovida pela Siemens, para conhecerem com mais profundidade as novas ferramentas.
Desenvolvido por uma equipe de especialistas da Fundação Siemens da Alemanha e pela Casa do Pequeno Cientista do mesmo país, o projeto utiliza um método que tem por princípio a aprendizagem por investigação, reconhecendo que as chances de uma motivação duradoura aumentam quando crianças e adolescentes aprendem pela observação e prática e podem desempenhar eles mesmos um papel ativo na pesquisa e na interpretação de questões científico-naturais.