As lideranças das unidades de educação básica e ensino superior participam, entre os meses de março e maio de 2019, do curso “Novo Modelo de Liderança nas Organizações”, ministrado pelo reverendo Anselmo Francisco do Amaral, assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Educação Metodista.

Entre os temas abordados estão as características de líderes admiráveis em grandes corporações nos Estados Unidos, a definição e as características de uma liderança serva, como esses princípios podem ser aplicados em empresas e as diferenças entre a proposta apresentada e a liderança tradicional.

Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de pessoas e serviço comunitário, o pastor Anselmo atuou como superintendente de igrejas por 10 anos. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente como conselheiro, palestrante em temas relacionados à liderança, mediação de conflitos e pela autoria de três livros, incluindo a Revolução da Toalha.

Realizada de forma itinerante, a capacitação ocorre presencialmente nas unidades de ensino.

Confira depoimentos dos gestores que já participaram do curso:

Todos nós sabemos da importância da capacitação dos colaboradores nas organizações.  Porém, a capacitação ministrada pelo pastor Anselmo Amaral foi particularmente edificadora. Exercer funções de liderança requer um esforço grande em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com pessoas. A chave do sucesso está em saber lidar adequadamente com os colaboradores, de maneira tal que o trabalho flua e os resultados sejam os almejados. ‘Liderança serva’ é um novo conceito  que deve ser disseminado em nossas igrejas e instituições.
Prof. Andréa Castro de Assis Lopes, diretora acadêmica da Faculdade Metodista Granbery

A proposta da liderança serva apresentada pelo pastor Anselmo é muito positiva. Ela vai ao encontro da nossa missão enquanto instituição metodista, instituição cristã. Tenho certeza que vai fazer muito bem para o nosso crescimento e para o nosso futuro. Foi um momento incrível! As pessoas participaram com muita alegria, com muita dedicação e saíram dispostos a uma mudança nas suas posturas, nas suas ações, nas suas atividades, no dia a dia e na liderança que cada um ocupa na instituição.”
Prof. Marcos Wesley da Silva, diretor acadêmico e pedagógico da Faculdade e do Colégio Metodista Centenário

Nossa sociedade, via de regra, é marcada por um padrão de liderança que “abusa” do poder em benefício próprio, evidenciando o egocentrismo. O curso “Um novo estilo de liderança nas organizações” destacou características das lideranças tradicional e serva, permitindo-nos refletir sobre vários aspectos que as distinguem. Entre esses aspectos estão os motivos/objetivos/desejos que mobilizam cada uma delas; e que, consequentemente, definem como são os relacionamentos entre as pessoas da organização que lideram. Uma liderança que desenvolve o exercício da escuta, que tem o olhar apurado para as necessidades do outro, com ações que valorizam e encorajam os que estão à sua volta, fortalece vínculos e promove o estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, independente da função que exerce cada uma das pessoas sob sua liderança.
Prof. Joselene Rodrigues Henriques, diretora pedagógica do Colégio Piracicabano

A capacitação ministrada pelo Rev. Anselmo Amaral foi muito enriquecedora. Deixou professores/as e funcionários/as técnico-administrativos/as motivados/as a trabalharem na perspectiva da liderança serva, conforme os princípios que foram apresentados.
Prof. Débora Castanha, diretora pedagógica do Colégio Metodista Izabela Hendrix

Trazendo uma nova e ampla perspectiva de mudanças, o líder servo, apresentado pelo pastor Anselmo, é aquela pessoa que tem em seu coração um sentimento natural de querer servir, sendo assim uma liderança mais humana, que está sempre preocupado em oportunizar novas experiências e crescimento aos seus colaboradores. Esse modelo torna-se necessário para que nossas instituições possam se desenvolver e crescer.
Em nossa unidade estaremos dando continuidade a este modelo, realizando através de encontros com nossos colaboradores, compartilhamento do aprendizado recebido e proporcionando a todos os envolvidos a oportunidade de compartilhar suas experiências após conhecimento e aplicação do modelo de liderança serva em seus respectivos setores.
Prof. Abraão Ferreira, diretor pedagógico do Instituto Noroeste de Birigui