windows 10 pro kaufen office 2019 pro kaufen office 365 pro kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 pro kaufen windows 10 education kaufen visio 2019 kaufen microsoft project 2019 kaufen microsoft project 2016 kaufen visio professional 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen Betriebssysteme kaufen office software kaufen windows server kaufen https://softhier.com/ instagram takipçi satın al instagram beğeni satın al instagram görüntüleme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook takipçi satın al twitter takipçi satın al twitter beğeni satın al twitter retweet satın al youtube izlenme satın al youtube abone satın al https://takipci33.com/

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2:17”

Muitos são os /as que escrevem sobre o envelhecimento. Discorrem sobre esta fase da vida através da biologia, psicologia, sociologia e filosofia, mas afinal o que significa o envelhecimento? As respostas sempre são cientificas e com argumentos contundentes, pois é visível o sinal naqueles e naquelas que estão nesse processo e ele não tem fim acaba quando morremos.

Quando estudamos o envelhecimento pelo aspecto biológico a introdução ao tema é sempre o mesmo, ou seja, começamos a envelhecer logo ao primeiro dia que nascemos, portanto é um processo que nos acompanha em todo o nosso desenvolvimento como seres humanos. Quando estudamos o envelhecimento pelo aspecto psicológico algumas questões aparecem quando existe um sentimento refratário do contra, será quando não aceitamos este processo natural? Quando insistimos em ficar na mesma fase “áurea” do nosso desenvolvimento? A Fase da infância, da adolescência ou da adultez? Segundo a filosofia a fase áurea de nossas vidas é relativa e depende do ponto de vista ou, neste caso, de como a vivemos. O envelhecimento a partir do aspecto social é quando deixamos de estar e conviver com os outros ou quando não nos encaixamos mais nos padrões que a sociedade determina? Filosoficamente e buscando o sentido para a vida envelhecer é, segundo alguns filósofos, a fase da sabedoria…

Demograficamente hoje o número de pessoas idosas está atingindo o número de pessoas jovens. Os “velhos” ou os “idosos” de hoje estão ativos e vibrantes. Muitos ainda trabalham, mesmo aposentados. Muitos estão estudando, muitos estão se aventurando, mas muitos ainda continuam na condição de solitários, abandonados e carentes.

O texto bíblico acima, se passa numa condição especial da organização da primeira comunidade religiosa depois da morte e ressureição de Jesus. E é o próprio Jesus quem fala que sua partida não deixará aquele povo que o seguia sozinho, pois o Espirito Santo estaria com todos e todas e assim eles e elas se renovariam na esperança e na certeza de que o que presenciaram e viram era verdadeiro e real. Não esqueceu das pessoas que estavam envelhecendo, pois a eles e elas falou que “sonhariam”. Deus prometeu que quando chegássemos a esta fase da vida ainda teríamos sonhos e que muitos deles poderíamos realizar não importando a idade e o momento de vida.

Nossas instituições de ensino, tanto superior como na educação básica, traz a temática do envelhecimento para a formação técnica e intelectual de nossos alunos e alunas. A troca de conhecimento geracional tem sido motivo de debate e discussões em nossos projetos pedagógicos, pois não podemos prescindir de atualizar aqueles e aquelas que buscam o conhecimento, de um olhar respeitoso e curioso para esta fase de vida, sem romantizar ou desprezar, apenas como um processo natural que cada um e cada uma irá passar.

No mês do idoso e da idosa, que nos ocupemos de estar construindo e trocando saberes sobre o tema e assim contribuir para um envelhecimento saudável, ativo e dinâmico.

Concluindo, deixo uma frase de Mario Quintana que lindamente envelheceu nos brindando com poesia e reflexões sobre a vida!

“ Nascer é uma possibilidade, viver é um risco e envelhecer é um privilégio”. M. Quintana

Profª Ms. Vera Elaine Marques Maciel
Coordenadora das Relações Institucionais da Educação Metodista
Professora do Centro Universitário Metodista – IPA